Sistemas‎ > ‎Linux‎ > ‎

Funcionamento do correio eletrônico (MTA, MDA, MUA)

Fonte: http://pt.kioskea.net/contents/115-funcionamento-do-correio-eletronico-mta-mda-mua

O correio electróôico, apesar de parecer tão simples de utilizar, assenta num funcionamento mais complicado que o da web. Para a maior parte dos utilizadores, o seu funcionamento é transparente, o que significa que não é necessário compreender como o correio electrónico funciona para poder utilizá-lo. 

No entanto, a breve introdução abaixo permite compreender o princípio e dá os meios ao utilizador para saber como configurar o melhor possível o seu serviço de mensagens ou de conhecer os mecanismos fundamentais do spam.

Funcionamento do correio electrónico

O funcionamento do correio electrónico é baseado na utilização de uma caixa de correio electrónico. Aquando do envio de um correio electrónico, a mensagem é encaminhada de servidor em servidor até ao servidor de serviço de mensagens do destinatário. Mais exactamente, a mensagem é enviada ao servidor de correio electrónico encarregado do transporte (nomeado MTA para Mail Transport Agent), até ao MTA do destinatário. Na Internet, MTAcomunicam entre eles graças ao protocolo SMTP que é chamado logicamenteservidores SMTP (às vezes servidor de correio de saída). 

O servidor MTA do destinatário entrega então o correio ao servidor de correio electrónico que entra (nomeado MDA para Mail Delivery Agent), que armazena então o correio esperando que o utilizador venha levantá-lo. Existem dois protocolos principais que permitem levantar o correio num MDA:

  • protocolo POP3 (Post Office Protocol), mais antigo, permitindo levantar o seu correio e eventualmente deixar uma cópia no servidor.
  • protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol), permitindo uma sincronização do estado dos correios (lido, suprimido, deslocado) entre vários clientes de serviço de mensagens. Com o protocolo IMAP uma cópia de todas as mensagens é conservada no servidor para poder assegurar a sincronização.



Assim, o servidor de correio que entra é chamado servidores POP ouservidores IMAP, de acordo com o protocolo utilizado. 

Schéma MTA-MDA-MUA



Por analogia com o mundo real, o MTA funciona como um posto dos correios (centro de triagem e carteiro que assegura o transporte), enquanto os MDA funcionam como caixa de correio, para armazenar as mensagens (no limite da sua capacidade em volume), até os destinatários abrirem a sua caixa. Isto significa nomeadamente que não é necessário que o destinatário esteja conectado para poder receber correio. 


Para evitar que cada um possa consultar o correio dos outros utilizadores, o acesso ao MDA é protegido por um nome de utilizador chamado identificador(en anglais login) e por uma palavra-passe(en anglais password). 

O levantamento do correio faz-se graças a um software chamadoMUA (Mail User Agent). 

Quando MUA é um software instalado no sistema do utilizador, fala-se decliente de serviço de mensagens (por exemploMozilla Thunderbird,Microsoft OutlookEudora MailIncredimail ou Lotus Notes). 

Quando se trata de um interface web que permite converter-se ao servidor de correio que entra, fala-se então de webmail.

Retransmissões abertas

Por defeito e por razões históricas, não é necessário autenticar-se para enviar correio electrónico, o que significa que é muito fácil enviar correio falsificando o endereço electrónico do remetente. 

Assim, a quase totalidade dos fornecedores de acesso trancam os seus servidores SMTP para permitir unicamente a utilização pelos seus assinantes ou às máquinas que possuem um endereço IP que pertence ao domínio do fornecedor de acesso. Isto explica nomeadamente a necessidade que têm os utilizadores nómadas de alterar os parâmetros do servidor de saída no seu cliente de serviço de mensagens a cada mudança entre o domicílio e a empresa. 


Quando o servidor de serviço de mensagens de uma organização é mal configurado e permite a terceiros que pertencem a outras redes enviar correios electrónicos, fala-se então de retransmissão aberta

As retransmissões abertas são assim geralmente utilizadas pelos spamers, porque a sua utilização permite mascarar a origem das mensagens. Por conseguinte, numerosos fornecedores de acesso têm actualizada uma lista negra que contem uma lista das retransmissões abertas, para proibir a recepção de mensagens que provêm de tais servidores. 

Comments