Casamento‎ > ‎

Ternos

- Fique atento a altura correta da gravata que deve ser até o começo da fivela do seu cinto. Para o nó da gravata faça o que você sabe melhor, considerando que o colarinho italiano precisa ser preenchido.
- Se a gravata tiver textura ou cor, ela pode ser usada com terno risca-de-giz, mas não use com camisas estampadas. Com exceção das camisas com listras ou quadriculados discretos, que ficam bem com gravatas de poás.

Para não errar
Em casamentos informais ou mais simples, você poderá usar um terno. Pela manhã, poderá optar por ternos como o cinza ou o bege (evite cores mais claras como azul, rosa ou amarelo); à tarde, os ternos cinza mais escuro ou azul marinho caem muito bem. A noite a opção pode ser o grafite ou azul marinho. A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata deverá ser em tons mais escuros do que a camisa. Para casamentos mais formais o ideal é o fraque (paletó cinza chumbo, longo, calça cinza riscada e colete cinza claro, acompanhado de cravo), ou casaca (curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido, geralmente preto).

Acessórios
- O sapato deve ser novo (já que em algumas cerimônias como a católica por exemplo, você vai ficar grande parte ajoelhado), ser confortável, bem lustrado e adequado ao traje. O cinto deve ser da cor do traje (geralmente acompanha). As meias devem ser da cor da calça.

Beleza
- Se você é daqueles mais vaidosos que não acha que cuidar de si mesmo é coisa de mulher, faça uma limpeza de pele uma semana antes do casamento para tirar aqueles cravinhos chatos e ficar com a pele mais vistosa e bonita, e para melhorar ainda mais o visual faça um leve maquiagem no dia, se preferir algo mais completo faça o dia do noivo (muitos salões de beleza oferecem essa opção), afinal você merece.

Evite

Dinner Jacket
Formado por um spencer (casaquinho curto que vai até a cintura e pode ter abotoamentos simples ou duplo), camisa branca de gola alta e pontas viradas e gravata borboleta preta. O traje, caiu em desuso (hoje em dia, só mensageiros de hotéis de luxo usam).

Smoking
Originalmente um paletó de seda, veludo ou brocado, adornado com botões. É formado por calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca, faixa de cetim horizontal e gravata borboleta preta. O smoking é um traje a rigor, para ser usado em bailes e festividades e não em uma cerimônia religiosa e igreja, mesmo que você vá para a festa depois.

--------------------

Segundo Branchini, o padrinho deve usar smoking de três botões ou Meio Fraque, dependendo da ocasião. Ele não aconselha trajes claros, pois essa pode ser a premissa do noivo, que deve estar em destaque junto da noiva. Outro risco é se tornar "brega" ou até mesmo deselegante. Durante o dia, esqueça o smoking e use sempre o Meio Fraque.

O smoking de três botões é tradicional e fica bem para qualquer pessoa devido à ótima simetria. Abotoe-o sempre de cima para baixo e, se quiser deixar um botão aberto, que seja sempre o último. Entretanto é indicado apenas em cerimônias noturnas.

A etiqueta pede um sapato de cadarço com solado em couro, entretanto, um belo sapato em verniz, mesmo sem cadarço, pode deixar o conjunto mais elegante e formal para a ocasião.





Comments